Notícia

Reunião com representantes da Copel

sexta, 15 de março de 2019

Aconteceu no dia 11 de março, na Câmara Municipal de Vereadores de Tijucas do Sul para um encontro entre legislativo, executivo, população e Copel para discutirem algumas dificuldades que o município vem enfrentando com o serviço de energia elétrica. No evento, também estiveram presentes o deputado federal Toninho Wandscheer, presidente da câmara José Antônio dos Santos, os vereadores Claudemir Pereira, Cícero da Silva, João Guilherme Camargo (Patiorna), Clodomir Rocha, representando a Copel estiveram presentes o gerente da Agência de São José dos Pinhais, Gastão Sledz, o gerente da Divisão de Projeto e Obras de São José do Pinhas, Wagner Luiz Botnar e o gerente do Departamento de Manutenção da Região Leste do Paraná, João Henrique Gross, representando a ACETIS o empresário Flávio dos Santos e comunidade em geral.

Em suas explanações, os presentes pontuaram várias dificuldades enfrentadas com o serviço de energia elétrica, como as frequentes quedas de energia. A demora em restabelecer o serviço, com casos de 12 horas e, até mesmo, quatro dias consecutivos, tem causado prejuízo aos agricultores, empresários e à comunidade, como o caso dos fumicultores, que perderam estufas do produto com prejuízos acima de R$ 10 mil.

Vários destes problemas tem acontecido durante o mal tempo, com quedas de árvores próximas à rede de distribuição, ou danos causados aos postes quebrados durante ventanias e temporais. Em vários bairros do município há plantações de árvores de grande porte, como pinus e eucalipto, próximas à rede, o que tem acentuado estas quedas. A Copel, realiza podas e roçadas com frequência delimitada pela Companhia para evitar acidentes. Porém, como esclarece o gerente do Departamento de Manutenção da Região Leste do Paraná Gross, algumas espécies de plantas têm sua poda proibida por lei, como é o caso das Araucárias.

Os representantes da Copel esclareceram ao público pontos relevantes sobre as quedas de energia. “Essa é uma oportunidade para nós, representantes da companhia de energia, coletarmos informações sobre os problemas que acontecem em cada bairro. Estamos investindo mais de R$ 2.200.000,00 no município desde de 2017, realizando várias manutenções nas redes de distribuição de energia em vários bairros. Com isso, pode haver falta de energia durante o dia, com bom tempo, mas esses são desligamentos programados. Aproveitaram, ainda, para alertar à população quanto ao risco de acidentes com energia elétrica. “Pedimos para que as pessoas nunca se aproximem dos cabos rompidos, postes quebrados ou galhos próximos da rede elétrica. Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, que sempre comuniquem imediatamente a COPEL por meio do 0800 51 00 116.”, alertou Gross.

Fonte: https://www.facebook.com/PrefeituraTijucasdoSul/posts/2784661781545821?__tn__=K-R